(54) 3462 6033
Caros amigos, como já escrevi neste espaço, estamos vivenciando um momento muito conturbado no tocante ao desmatamento e as queimadas de parte da Floresta Amazônica. Além dos incontestáveis danos ao meio ambiente (que não são poucos), a presente situação tem provocado uma série de desdobramentos dentro e fora do Brasil, alguns bastante complexos.
Embora alguns apontem em sentido contrário (até para explorar politicamente o momento), é inegável o esforço e o empenho do Governo Federal, dos Estados que integram a denominada “amazônia legal” das Casa Legislativas e dos demais atores envolvidos no combate a situação acima exposta, contudo não podemos negar que estamos falando de uma vasta área territorial, cuja dimensões continentais trazem dificuldades de toda ordem.
Pois bem, nesta mesma linha, e para auxiliar no combate as queimadas e ao desmatamento, essa semana o Supremo Tribunal Federal homologou acordo para destinar 1 bilhão de reais da Petrobras para combater os incêndios florestais e outros 1,6 bilhão de reais para ações na área da educação. A referida quantia tem origem em acordo assinado pela Estatal com as autoridades Americanas decorrente da operação Lava Jato.
É mais que evidente que a quantia acima referida, somada aos valores já destinados, seja de grande monta, contudo ninguém sabe ao certo se a mesma será suficiente para resolver a problemática lá instalada, cuja complexidade precisa ser devidamente entendida.
Por fim, é preciso ressaltar o fato de que os poderes constituídos deste País tem trabalhando de forma harmônica e integrada quanto o assunto é o combate aos danos que estão sendo causados a nossa Floresta, situação que merece nosso reconhecimento.
Alguém discorda?