(54) 3462 6033
Caros amigos, a recente guerra travada pela Rússia contra a Ucrânia ganhou espaço em quase todos os meios de comunicação globais e provocou uma mobilização internacional gigantesca. O aumento da tensão no conflito tem gerado preocupações de toda ordem, em especial porque estamos falando de um país (Rússia) com alto poder militar e nuclear (2º maior do mundo, perdendo apenas para os EUA). Embora o número exato de armas nucleares em posse de cada país seja mantido em segredo, estima-se que a Rússia possua o maior arsenal nuclear do mundo, com aproximadamente 5.900 ogivas nucleares.
Contudo, a guerra Rússia x Ucrânia não é o único conflito armado no mundo na atualidade. Estima-se que existam mais de uma dúzia de conflitos armados em andamento no mundo, tais como aqueles deflagrados na Etiópia, Iêmen, Mianmar, Haiti e Síria, todos eles já classificados como tragédias humanitárias. Assim, e de forma exemplificativa e muito resumida, abordo dois deles:
a) Guerra na Síria: Trata-se de um conflito interno que começou em 2011 depois que o governo de Bashar Al Assad reprimiu uma série de manifestações populares. Com a repressão então imposta pelo governo Sírio, as manifestações se intensificaram até virar uma luta armada, se tornando uma guerra civil dividida em grupos e apoiada por potência estrangeiras que começaram a enviar dinheiro e armamento a determinados grupos. Estima-se que mais de 500 mil pessoas foram mortas ou estão desaparecidas e mais da metade da população Síria teve que sair de suas casas.
b) Guerra do Iêmen: O conflito no Iêmen teve início no ano de 2014 e resta estabelecido entre grupos rivais que disputam o poder. Estima-se que o conflito já produziu 233 mil mortes, incluindo 131 mil por causas indiretas, como falta de alimentos, serviços de saúde e infraestrutura, sendo que mais de 10 mil crianças morreram como consequência direta dos combates. Segundo alguns órgãos, o Iêmen está “classificado” como a pior situação humanitária do mundo.
Assim, e por mais atenção que a guerra entre Rússia x Ucrânia mereça, nunca é demais lembrar que existem outros conflitos armados em andamento no mundo, muito deles quase esquecidos como o caso do Iêmen, talvez pelo baixo valor estratégico.
É necessário refletir!