(54) 3462 6033
Caros amigos, em virtude das minhas atividades profissionais tenho participado de uma série de eventos, palestras, reuniões, audiência públicas, entre outros, no qual sempre se espera a presença maciça, pelo menos, dos interessados no assunto que será abordado.
Depois de muito observar e refletir bastante sobre o assunto, cheguei a trágica conclusão, salvo melhor juízo, que estamos vivenciando um momento de “desmobilização social”, ou seja, estamos passando por um processo onde grande parte da sociedade Brasileira se encontra em um estado de completa inércia, totalmente estagnada e/ou alheia em relação a tudo e a todos.
Tirando as manifestações que foram realizadas pelo País a fora em um passado recente e alguns comentários mais enérgicos nas redes sociais, exemplos de inércia da nossa população diante dos mais variados assuntos não me faltam, em especial, quando o assunto é o nosso cenário político Nacional.
A melhor forma de comprovar minha tese sobre a possível “desmobilização social” que estamos vivenciando pode ser obtida com a seguinte pergunta, ou melhor, com a resposta que se obtém com o seguinte questionamento:
Será que todos nós, enquanto sociedade civilmente organizada, estamos realmente e efetivamente mobilizados em causas importantes para o nosso País ou será que estamos alheios, assistindo a tudo e esperando que alguém apresente uma mágica solução para nossos problemas?
Espero que cada um faça um exercício de reflexão para encontrar a melhor resposta à pergunta acima transcrita, contudo eu preciso ser sincero e admitir que, ao meu juízo, estamos “desmobilizados socialmente” nos mais diversos setores. Ao meu sentir, a grande maioria da população está totalmente ausente quando, visivelmente, deveria estar cada vez mais presente e cada dia mais contestadora. Alguém discorda?
É claro que justificativas para tal omissão certamente não faltam, mas é mais que certo que precisamos nos espelhar nos exemplos das grandes nações, a quais uniram esforços na defesa dos interesses da coletividade.
Estamos vivenciando um momento de “desmobilização socialâ€