CARREGANDO

Busca

Pandemia mundial

Caros amigos, na data de ontem (11/03/2020) a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia global a situação causada pelo coronavírus, o qual é causador da doença denominada “Covid-19” que atinge o sistema respiratório. Segundo dados divulgados, 118 mil pessoas já contraíram o coronavírus ao redor do mundo e mais de 4.300 mortes já foram registradas, a maioria delas na China e na Itália.
Por aqui (no Brasil) já são 34 casos confirmados (Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Bahia e Alagoas) e 893 casos suspeitos que ainda pendem do resultado dos exames.
Embora a taxa de mortalidade do vírus seja relativamente baixa segundo afirmam alguns especialistas, os impactos negativos do coronavírus mundo a fora já são sentidos nos mais diversos setores, em especial na economia global, que já começa a dar sinais de forte redução causada, entre outros fatores, pelas limitações impostas por alguns Países no intuito de conter a proliferação do vírus em seu território, a exemplo da China e Itália, que tem imposto uma série de limitações restritivas ao transito de pessoas em seu território.
Nunca é demais lembrar que a China, com aproximadamente 1.4 bilhões de habitantes (Brasil tem pouco mais de 210 milhões) é o principal destino das exportações brasileiras.
Diante deste cenário nada confortável, cujas reais consequências ainda não são totalmente conhecidas, nos cabe torcer para que a proliferação do vírus diminua e que nossos cientistas encontram rapidamente uma vacina para combater a referida epidemia, evitando assim mais mortes.

César Ongaratto

Últimas colunas