(54) 3462 6033
Caros amigos, como é esperado por todos, este ano o Brasil deve retomar o caminho do crescimento econômico, o qual é medido pelo PIB (Produto Interno Bruto). Embora o PIB tenha crescido nos últimos 02 anos (2018 / 1,1% e 2017 / 1,0%) ainda precisamos recuperar as vultuosas perdas concretizadas nos anos de 2015 (-3,8%) e 2016 (-3,6%), cujas consequências ainda são percebidas.
No final da semana passada, e após ter registrado uma pequena retração no primeiro trimestre, restou divulgado que a economia do Brasil (PIB) cresceu 0,4% neste segundo trimestre. Vale destacar que o desempenho da economia, no segundo trimestre foi puxado, principalmente, pelos ganhos da indústria e dos serviços e, apesar de pouco expressivo, afasta o risco de uma recessão técnica (caracterizada por dois trimestres seguidos de retração do PIB).
Segundo afirmam os especialistas, a retomada do crescimento da nossa economia está, entre tantos outros fatores, atrelado a necessidade de aprovação das reformas anunciadas pelo Governo Federal, em especial a esperada e sempre polêmica reforma da previdência, a qual vem gerado opiniões para todos os gostos e sabores.
Sem prejuízo do acima exposto, necessário destacar que o Brasil também precisa vencer, de uma vez por todas, a guerra travada contra a corrupção endêmica por aqui instala, a qual tem desviado bilhões de reais dos cofres públicos, e cujas consequências nefastas também irradiam efeitos na nossa economia.
Neste momento, e como não podia ser diferente, ficaremos na torcida para que o governo encontre alternativas para que o Brasil reencontre o rumo do crescimento econômico, cujas consequências positivas, para todos nós, certamente não precisam ser aqui descritas.
Estamos na torcida!