(54) 3462 6033
Caros amigos, os números atrelados a Covid-19 voltaram e subir na região da Serra, sendo que a região já recebeu, a luz do disposto no “sistema3As” recentemente instituído, aviso e alerta por parte do Governo do Estado. No momento em que escrevia essa coluna, dos 380 leitos de UTI disponíveis na região, a taxa de ocupação estava em 94,5% (leitos SUS) e 114% (leitos Privados). Necessário salientar que da totalidade dos leitos de UTI ocupados na região, 82% estão ocupados por suspeitos e confirmados para Covid-19.
Respeito a opinião de todos, mas os números acima revelam um quadro muito preocupante. Além de estaremos “trabalhando” novamente acima de nossa capacidade hospitalar, cujas consequências certamente não precisam ser aqui expostas depois de tudo que já foi vivido, o crescente números de casos pode provocar a adoção de novas restrições ao funcionamento de algumas atividades econômicas, sendo que muitos empreendimentos não possuem mais condições de reduzirem seu atendimento ao público sem implicar na sua própria sobrevivência/existência.
Nunca é demais lembrar que muitas atividades econômicas ainda estão amargando prejuízos imensuráveis em razão das restrições impostas pela pandemia, a exemplo do pessoal ligado, direta ou indiretamente aos eventos, cultura, bares, restaurantes, pequenos comércios, turismo entre outros. É evidente que existem exceções, mas a verdade é que muitos empreendedores ainda sentem o pesado “custo” das restrições econômicas impostas nestes últimos 14 meses.
Assim, nos resta ficarmos atentos para essa realidade que vem se desenhando, pois se medidas efetivas não forem tomadas a tendência é presenciarmos a elevação dos casos, internação e óbitos relacionados a Covid-19, sendo que as repercussões advindas deste cenário todos nós já conhecemos muito bem. Alguém discorda?