(54) 3462 6033
Caros amigos, segundo dados recentemente divulgados pelo projeto “Monitor de Violência”, em 2017o Brasil contabilizou 59.103 pessoas assassinadas no ano.
Fazendo um cálculo rápido, e arredondando os números, temos aproximadamente 165 pessoas assassinada por dia, ou quase 07 pessoas por hora. Para chegar a estes números, foram contabilizados apenas os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.
O número divulgado (59.103 em 2017) é 2.7% maior que o ano de 2016, sendo que os cinco Estados com as maiores taxas de mortes violentas (por 100 mil habitantes) são, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, sendo que o perfil dos então assassinos é muito parecido com de quem morre. Em geral, são homens negros de baixa renda, com baixa escolaridade, com até 29 anos e moradores da periferia, especialmente locais onde o Estado é ausente e não atua com políticas públicas.
Ainda segundo os dados divulgados, as mortes registradas costumam ter alguma relação com o tráfico de drogas, sendo que o aumento da criminalidade está ligado, também, ao fortalecimento das facções criminosas que já atuam na região, sendo algumas delas já identificadas aqui na cidade de Garibaldi.
Diante dos números acima transcritos, a única conclusão que se chega é de que estamos imersos em uma verdadeira guerra urbana provocada, entre outros fatores, pela evidente ineficiência de um Estado (“lato sensu”) que já não consegue garantir, sequer, a integridade física de sua população, ou alguém aqui acha que 07 assassinatos por hora é algo normal?
.