(54) 3462 6033
Realmente poucos acreditavam que Lula teria pelo menos um voto a favor no julgamento de Porto Alegre.
Porém, Porto Alegre obteve uma estrondosa vitória contra os que aproveitam de situações assim para impor o medo de quebra, quebra, que a ocasião poderia provocar, fosse qual fosse o resultado.
As manifestações foram pacíficas. As grades redes de noticia brasileiras não deram outro destaque ao evento, se não o do resultado da votação e suas possíveis consequências para o ex-presidente. Pelo andar da carruagem, acho que acabará mesmo fazendo companhia a outros que já habitam Curitiba.
O que mais uma vez ficou evidente é que os políticos tanto nacionais, como estaduais e até municipais da capital gaúcha, não conhecem o povo brasileiro.
Os brasileiros em geral são pacíficos e só partem para agressão quando incentivados sutilmente pela grande imprensa. Por isso, nem panelaços estão acontecendo mais apesar de ter aumentado a miséria e a fome no Brasil.
Como falei na semana passada. A relação Lula com os brasileiros tem só dois lados.
O lado dos que o amam, e o lado dos que o odeiam.
Para quem o ama, a votação tomou o rumo de uma verdadeira defesa feita pelo judiciário gaúcho à determinação de Moro sem considerar outros argumentos inclusos ao processo que nem foram citados, deixando dúvida no ar, quanto a imparcialidade dos julgadores.
Para os que o odeiam, entretanto, ele já deveria estar preso. Não aceitam quaisquer explicações e nem argumentos, tamanha foi a pressão lançada a público com veemência pela imprensa nacional e opositores.
Porém, analisando friamente e sem rancores demasiados, nem tudo em seus governos foram ruins. Os primeiros processos anticorrupção iniciaram ainda em seus governos como o caso do mensalão provocado por Roberto Jefferson (cassado) e que hoje quer impor sua filha ao atual governo como Ministra do Trabalho. Foi ainda em seu segundo governo. O Brasil pagou sua dívida com o FMI, e houve muitas outras situações positivas que agradou a população a tal ponto que o reelegeu, elegeu e reelegeu também sua sucessora.
A corrupção sempre andou meio solta no Brasil e espero que todos os culpados sejam exemplarmente punidos. Mas, não pensem que prendendo Lula ou impedindo que concorra neste ano ao cargo de Presidente, os problemas da corrupção no Brasil estejam resolvidos. Muito longe disso.
Muitos corruptos são PTistas e já estão presos. Mas muitos MDBistas, PPistas, PSDBistas, PTBistas e participantes de outros partidos menores, também estão, ou presos ou na mira da justiça. E, repito: tomara que sejam exemplarmente punidos.
Portanto, não devemos carregar muito radicalismo ou muita raiva em nossos corações partidários, porque lá em Brasília todos os políticos pertencem a uma facção de “C”; ou “CCs”.
Ou são corruptos efetivos; ou são coniventes por não denunciarem os colegas corruptos, portanto, também são culpados.
Temos que ter consciência de que está nas nossas mãos substituir essa máfia que habita a capital da república prestando muita atenção àqueles que vierem na próxima campanha eleitoral afirmar que os corruptos são só os outros. Lembrem-se que, enquanto estiveram lá, não fizeram nada para melhorar o país.
.